Portal Cultural

Home
Voltar

O Projeto

logo-flores-de-goya-3192910.png
aquarela-231490.jpg
poema-3193915.jpg
capa-cd-flores-1-14711019.jpg

Projeto Cultural Flores de Goyá

Um espetáculo de Artes integradas

 

Flores de Goyá é um projeto cultural de artes integradas. Um palco mágico da arte. Projeto independente, idealizado pela engenheira e produtora, a compositora Tainá Pompêo, tem como protagonista a música (MPB) e convida outras formas de manifestações artísticas, como artes plásticas, poesia, cinema, que se mesclam com magia e paixão em um único espetáculo. 

 

Em 13 de dezembro de 2012, o "Flores de Goyá" lançou, em Goiânia, um espetáculo histórico que se tornou um verdadeiro marco na cultura goiana. O Espetáculo " I Flores de Goyá " encantou o público em uma noite de arte repleta de inovações e marcada por uma produção de qualidade singular, em que música, poesia, artes plásticas e cinema se mesclaram de forma doce e criativa emocionando e surpreendendo o público ali presente, que superlotou o local do show. Quem assina a Direção Artística do evento é a produtora Tainá Pompêo. O Espetáculo "Flores de Goyá" se tornou uma referência em qualidade artística.

 

show-1-24210.jpg
Com o intuito de promoção e incentivo cultural, o Flores de Goyá inaugurou, em dezembro de 2012, o Portal Cultural Flores de Goyá (www.floresdegoya.com.br). Nesse website, pode-se acompanhar as exposições relacionadas ao projeto Flores de Goyá (shows e acervo artístico), discografias, agenda, músicas, downloads, vídeos e, em breve, venda de CDs e muito mais.

 

Como abre-alas deste projeto, surgiu o CD Flores de Goyá, que foi lançado em outubro de 2012. Em si, o CD e seu livreto de encarte representam um trabalho de artes integradas, incluindo a música, as artes plásticas e a poesia. Ele foge do formato quadrado, padrão dos encartes de CDs, se tornando, como diz a compositora, um livro de poesia e artes plásticas musicado. Parte das canções fala de belezas naturais e de tradições do cerrado goiano, como, por exemplo, a canção intitulada Pirenópolis, terra natal da família da compositora.

cd-198181116-111817111.png

 

Uma viagem pelo CD FLORES DE GOYÁ - I:

 

Da água ao fogo, passando por serras,

flores e quedas de cachoeiras!

Das tradições das cidades históricas, aos caprichos

de capitais Brasil afora!

Do rio ao mar. De Goiás à Bahia. Do baião ao axé! 

 

Do Azul ao Vermelho, do sambinha ao rock.

Das belezas de Pirenópolis à dor e vergonha da corrupção

em Homens de Palha!

Da MPB em paisagens aquareladas...

Uma apaixonante viagem entre sons e cores,

CD Flores de Goyá - I (edição 2012).

 

A poesia se manifesta nas letras das canções e, também, por meio de um poema, do livro Cristais Sonoros, posteriormente musicado, do grande conferencista, orador e poeta, membro da Academia Goiana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, ex reitor da Universidade Federal de Goiás, Professor Jerônimo Geraldo de Queiroz (in memoriam). 

 

As artes plásticas, por sua vez, estão presentes em cada canção. O admirado artista plástico goiano Amaury Menezes, parceiro e grande incentivador deste projeto, pintou uma aquarela especificamente para cada canção do CD, baseando-se na poesia da música. Além destas, Amaury criou, também, as lindas Aquarelas Flores de Goyá, cada uma representando uma das “flores” participantes deste CD. 

 

As Flores de Goyá de 2012 são:

 

  • Maria Eugênia
  • Débora di Sá
  • Taís Guerino
  • Karine Serrano
  • Bel Maia
  • Bia Tavares
  • Vanessa Oliveira 

A compositora do CD e produtora do projeto:

 

  • Tainá Pompêo
Capa CD Flores 2

Flores de Goyá 2 - Edição Areias Aquareladas

A Edição Especial Areias Aquareladas, segunda edição do Projeto Cultural Flores de Goyá, apresenta, além dos quadros feitos em aquarela (grande marco da primeira edição do projeto), quadros feitos em areia, criando o conceito Areias Aquareladas.

 

Todos os quadros são inéditos e foram inspirados na poesia de cada canção. A delicada união das duas técnicas de pintura, em um ousado universo visual, musical e poético, ganha ainda mais vida no palco do Espetáculo Flores de Goyá.

 

O Flores de Goyá abre um espaço especial para homenagear artistas que contribuíram para a nossa cultura, deixando ensinamentos e saudades.
A artista plástica postumamente homenageada nesta edição, por meio da canção E agora, Goiandira?, é Goiandira do Couto, criadora de uma singular técnica de pintura em areia.

 

O poeta postumamente homenageado é o graqnde escritor e orador, Jerônimo Geraldo de Queiroz, que inspirou a presença de faixas especiais recitativas neste CD. Ambos os homenageados estão aqui representandos por retratos assinados por Amaury Menezes.

 

bolacha-16120105.png

As Flores de Goyá 2013/2014 são:


  • Nila Branco
  • Maria Eugênia
  • Grace Carvalho
  • Cláudia Vieira
  • Débora di Sá
  • Taís Guerino
  • Karine Serrano
  • Bia Tavares
  • Vanessa Oliveira
  • Honorina Barra

Compartilhe: