Portal Cultural

Home
Voltar

O Artista Plástico

o-artista-plastico-81441913.jpg

Amaury Menezes, 

 

admirado artísta plástico goiano,

carinhosamente presenteou este projeto

pintando uma aquarela para cada canção.

O artista é, também, criador das aquarelas Flores de Goyá.

Biografia:

Amaury Menezes

José Amaury de Menezes, filho de Plínio Moreira de Menezes e Maria Elizabeth de Araújo Menezes, nasceu em 25 de julho de 1930 na cidade de Luziânia/Goiás. Chegou a Goiânia no início de 1936, sendo, portanto, um dos pioneiros da nova capital, onde testemunhou o crescimento da cidade e sua evolução cultural. Foi aluno do Grupo Escolar Modelo, Ateneu Dom Bosco e Liceu de Goiânia. Ainda na juventude residiu em Vitória/ES, Salvador/BA e Blumenau/SC, voltando definitivamente a Goiânia em 1944.

 

Cursou a Escola Goiana de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás, sob a orientação dos professores Frei Confaloni, Dj Oliveira, Gustav Ritter e Luiz Curado. A partir de 1961 foi professor na mesma Escola de Belas Artes nas cadeiras de Desenho e Plástica e, em 1968, foi um dos fundadores e o primeiro diretor do Departamento de Artes e Arquitetura da UCG. Exerceu o magistério até 1986, quando, em solenidade no Teatro Goiânia, foi homenageado pela UCG e Ministério da Educação com o “Título de Notório Saber”. Homenageado pela Construtora Encol com o lançamento do edifício “Residencial Amaury Menezes” na Rua 9, Setor Oeste, Em Goiânia. 

 

Homenageado em 1988, com a inauguração da “Rua Amaury Menezes” no Setor Goiânia II. É pintor e dedica a essa atividade profissional todo o seu tempo, tendo participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Autor do livro “Da Caverna ao Museu – Dicionário das Artes Plásticas em Goiás” editado pela Agência Goiana de Cultura, em sua 2ª edição. 

 

É membro efetivo da cadeira nº 25 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e membro efetivo da cadeira nº 13 da Academia de Letras e Artes do Planalto. Até o ano de 2009 foi membro Titular do Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Em 2005 recebeu do Governo do Estado de Goiás o título de “Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera”. Recebeu, em 2007, da Câmara Municipal de Luziânia o título de “Comendador de Santa Luzia”.

 

Em 2009 recebeu do Governo de Goiás a “Medalha do Mérito Cultural” do Conselho Estadual de Cultura, pela contribuição no campo da cultura. Em 2010, homenageado pela Prefeitura de Goiânia, teve seus trabalhos ilustrando a capa de 136 livros, lançados simultaneamente pelo programa editorial “Goiânia em Prosa e Verso”.

 

Atelier:

Rua 6 nº 370, sala 209 – Setor Oeste – 741125-070 -Goiânia/GO

Fone/fax (62) 3215-4466 / 9969-4466

e-mail: amaurymenezes@uol.com.br