Portal Cultural

Home
Voltar

Tom Chris

Tom Chris canta:

E agora, Goiandira?

letra/melodia: JosÚ Mendonša Teles

Player

Fotos:

  • thumb-1-2214191.jpg
  • thumb-2-1368191.jpg
  • thumb-3jpg-101515193
foto-tom-chris-44356.jpg

Sobre Tom Chris:

Perfil

O cantor e compositor Cristiano Silva começou sua carreira em 1981, estudando piano clássico na cidade de Anicuns. Em 1984, começou a tocar em festas em cidades como Sanclerlândia, Americano do Brasil, Anicuns e outros municípios vizinhos. Em 1989, muda-se para Goiânia, onde deu seguimento aos seus estudos musicais. Em 1991, tocou no Gremi, já como intérprete, com a música “Agonia”, do repertório de Oswaldo Montenegro, ficando em terceiro lugar. Também com a mesma classificação, participou do mesmo Gremi, no ano seguinte, com a música, Léo e Bia, também de Oswaldo Montenegro.

 

Após a participação nos festivais, passa a cantar no circuito noturno de Goiânia, em bares, shoppings e teatros. Em 1994 começa a compor e a fazer shows no interior do Estado como Minaçu, Goiás, Jaraguá, Mineiros, Porangatu. Em 1995 participa pela primeira vez da gravação de um disco, colocando voz na música “O ganso selvagem”, de Oswaldo Montenegro, no CD “Umbral, entre o céu e a terra”, do flautista Charles D’Artagnan.

 

Continua a fazer shows pelo interior goiano e em outros estados. Em 1997 trabalha com a banda Evoeh, ao lado dos músicos Gilberto Correia e Luiz Augusto, com quem grava um disco lançado em 1998, em Estados como: Bahia, Tocantins e Goiás. Em 1999, grava novamente com Charles D’Artagnan, cantando faixas “Vida Cigana” (Geraldo Espíndola) e “Mentira Morena” (Horton Macedo e Carlos Brandão). A banda Evoeh também grava no disco feito em homenagem ao jornalista José Sebastião Pinheiro, em Palmas com a música “Beija Flor de Jardim” (Luiz Augusto e Tião Pinheiro).

 

O primeiro disco solo de Cristiano Silva foi gravado no ano 2000 e lançado em 2001 no Centro Cultural Martim Cererê. Com produção musical de Luiz Chaffin e participação da cantora Maíra, o CD Cristiano Silva emplacou cerca de 80% de seu repertório nas emissoras de rádio de Goiânia. Em 2001, 2002 e 2003, participou do FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), na cidade de Goiás.

 

Em setembro de 2001 é convidado para o Canto da Primavera, na cidade de Pirinópolis. Em outubro, ao lado de Cláudio Nucci, faz show no Teatro Goiânia. No réveillon desse mesmo ano canta na Praça Cívica para um público de cerca de 50 mil pessoas. Em 2002 divulga seu CD em todo o Centro-Oeste.
Após dois anos de lançamento, o disco independente alcança a marca de cinco mil cópias vendidas.

 

Em 2004, participa de todo o circuito de shows do Estado e continua a ser um dos cantores de Goiás mais executados nas emissoras de rádios de Goiânia, Palmas, Campo Grande e varias outras cidades do Centro Oeste. Em meados de junho é convidado para participar do projeto Um Gosto de Sol, no qual tem o seu show gravado e transformado em um disco Acústico (piano, voz e violão). O CD é uma mistura de composições inéditas e músicas conhecidas do grande público como: “Dona” (Sá e Guarabira), “Só Você” (Vinícius Cantuária), “Paisagem da Janela” (Beto Guedes) etc.

 

Em 2005, Cristiano Silva decide não usar mais seu nome de batismo e adota o nome artístico TomChris. Em março, se inscreve para participar do reality show promovido pela Globo no programa FAMA e é classificado para as eliminatórias de sua região, ficando entre os dez melhores do Centro Oeste, sendo assim divulgado em todo o país.

 

Atualmente divulga seu mais novo trabalho “Me perdi no seu olhar”, nome de uma bela canção de sua autoria com seu parceiro Carlos Brandão. Este CD mantém uma proposta de música romântica, sua marca registrada. Prepara também o lançamento de seu mais novo trabalho em DVD e CD ‘TomChris ao vivo", que, com certeza, será o divisor de águas da carreira deste artista.

 

www.tomchris.com.br

Informações disponibilizadas pelo próprio artista e/ou sua produção.