Portal Cultural

Home
Voltar

José Mendonça Teles

José Mendonça Teles canta:

E agora, Goiandira?

letra/melodia: Poema de José Mendonça Teles. Melodia, Adaptação e Forma: Tainá Pompêo. Na voz de Taís Guerino. Participação Especial: TomChris e José Mendonça Teles

Player

Fotos:

  • thumb-1-16381018.jpg
foto-jose-mendonca-142091.jpg

Sobre José Mendonça Teles:

Perfil

José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia/GO, no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa. 

 

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos e presidente da Academia Goiana de Letras por 10 anos, ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, é historiador, poeta, contista, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista, e autor de 33 livros relacionados com a cultura goiana, entre eles Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina, General Curado - Estudo Biográfico, A Cidade do Ócio e Dicionário do Escritor Goiano.

 

Coordenou vários projetos culturais goianos, entre eles o projeto resgate, idealizado pelo Ministério da Cultura, que trouxe para Goiás, micro-filmados, documentos goianos existentes no Arquivo Ultramarino de Lisboa, no período de 1731 a 1822. Pertence a várias instituições culturais do país, com várias condecorações e medalhas, entre elas a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras. É autor da letra do Hino Oficial de Goiás. 

Informações disponibilizadas pelo próprio artista e/ou sua produção.